A indústria, em qualquer segmento, costuma ter um grande número de concorrentes e, por isso, estabelecer diferenciais para a sua empresa é fundamental. Uma das estratégias mais eficazes para alcançar esse objetivo é o Inbound Marketing para indústria. Afinal, é preciso conhecer essa estratégia de marketing digital para alavancar as vendas da sua indústria. Além de conseguir se posicionar como grande referência do mercado, ao mesmo tempo.
Continue a leitura e descubra tudo sobre as estratégias de Inbound Marketing que sua indústria pode utilizar. Então, confira!
Afinal de contas, o que é Inbound Marketing?
Os empresários que comandam as indústrias já estão bem familiarizados com o termo “Marketing” – um conjunto de estratégias que permitem que uma empresa se relacione com o mercado. Porém, na maioria das vezes, isso é feito de uma forma unilateral e através de interrupção como no caso da publicidade. Isso funciona cada vez menos, e por isso pede cada vez mais investimentos maiores.
A questão é que o marketing tradicional já não gera os mesmos resultados que antigamente. O mercado mudou e seus consumidores também. Até pelo espaço deixado por essa perde de eficiência, no início dos anos 2010 começa a se falar em marketing de atração, que depois acabou se consolidando com o nome de Inbound Marketing.
Esta especialidade recente do marketing é um conjunto de ações integradas, baseadas em um plataforma cloud, que revolucionou o marketing digital em vários segmentos, e agora começa ser adotado em peso, pela indústria .
Totalmente focado em ações digitais, o Inbound Marketing é uma especialidade. Podemos dizer até um braço do marketing digital que tem por objetivo atrair, converter, se relacionar e identificar a hora correta de abordar e vender para prospects e clientes.
Esta disciplina é intensamente focada em vendas, mas além disso, um dos seus principais “efeitos colaterais” é educar o público em relação ao produto e gerar autoridade para a marca na web. Através de conteúdo relevante, melhorando o seu relacionamento com potenciais clientes.
Qual a importância do Inbound Marketing para sua indústria?
Por se tratar de empresas que buscam conexões com outras empresas, o que chamamos de B2B, é essencial que a estratégia de Inbound Marketing esteja alinhada com os objetivos de informar e educar. A estratégia de conteúdo, que é parte importante do Inbound Marketing, é a oportunidade da empresa compartilhar informações. Desde as soluções que promove, comentários sobre as carências do mercado que o produto atende, ampliar as discussões sobre gestão e mostrar que suas estratégias de negócios têm gerado resultados positivos. Tudo pode ser trabalhado aqui.
O objetivo do Inbound Marketing para indústria é atrair para o site da empresa. O foco é construir relacionamento de uma forma leve e permissiva. Isso faz com que não seja visto apenas como um anúncio publicitário. Dessa forma, o relacionamento com os clientes já inicia quando ele tem interesse no conteúdo compartilhado, consequentemente, aumentando as chances de conversão em vendas no futuro.
E o melhor é que você tem a possibilidade de conhecer profundamente seus clientes e o que eles estão procurando e esperando encontrar. E assim, eles passam a ver o seu negócio como uma referência no assunto.
Estratégias de Inbound Marketing para indústria
Dentro das várias ações que são feitas em uma estratégia de Inbound Marketing para Indústria, o funil de vendas é a principal ação quando queremos mapear o perfil e a trajetória do processo de vendas de seu cliente. Saiba a seguir, quais são as etapas do funil de vendas:
– Topo do funil:
A primeira etapa do funil de vendas, onde são apresentados os conteúdos desenvolvidos com foco na dor do cliente ou da Persona com quem queremos falar. Aqui o foco ainda não é que seus clientes potenciais conheçam sua marca ou os produtos e serviços. Aqui é a fase de aprendizado e descoberta do lead, e ao fala sobre o que aflige ele, o visitante acaba aceitando conversar conosco e temos mais chances de converter ele em um Lead.
Acredite, nesse exato momento, seus potenciais clientes estão procurando no Google maneiras e empresas que o ajudem a resolver um problema. Sendo assim, sua indústria deve mostrar que tem a melhor solução, seja no site, nas redes sociais e/ou em um contato via email marketing,
– Meio do funil:
Nessa etapa, o cliente já compreendeu que tem um problema e já começa avaliar as possibilidades de solução. Os conteúdos e ações de Inbound Marketing tem foco na demonstração de potenciais soluções. Dessa forma, os conteúdos de meio de funil também são muito utilizados na nutrição dos leads, para irmos aumentando a qualificação deles. Um bom exemplo de nutrição automática de leads é com fluxos de automação de e-mail marketing.
– Fundo do Funil:
Como em todo o processo, o bom relacionamento criado ao longo da jornada de um lead faz a diferença nos momentos finais. Enfim, esta é a fase da avaliação e compra, logo, esteja preparado para negociar! Sendo assim, o conteúdo nesta etapa do funil é orientado para demonstrar porque nosso produto é melhor que o do concorrente. É comum ver cases, depoimentos e tabelas comparativas nesta etapa do funil.
Vale destacar que o pós-venda é um ponto que merece grande atenção: o Inbound Marketing para indústria vaiarem de apenas vender; é fazer com que esse cliente obtenha sucesso e volte a comprar seu produto ou serviço.
E como sua indústria pode fazer Inbound Marketing?
O marketing de conteúdo é com certeza, a a porta de entrada no Inbound Marketing para indústria, e ser pode aplicar rapidamente.
Com ele você início a atração de visitantes para o site, de forma orgânica, pois toda estratégia de Inbound Marketing para industria utiliza as técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Afinal, os conteúdos são produzidos com o objetivo de gerar relevância e autoridade, atraindo a atenção do seu público-alvo para o blog ou rede social da sua empresa.
Abaixo descrevemos algumas ações de Inbound Marketing essenciais para que sua indústria já comece a colher os resultados dessa estratégia. Confira!
– Redes sociais a favor do seu negócio
Como foco principal de relações comerciais é o B2B, o foco das ações em redes sociais de Inbound Marketing para industria em geral é através o LinkedIn, em ações de comunicação e conteúdo entre empresas. Mas é importante dizer que isso não é regra. Dessa forma, cada caso é um caso e a estratégia tem que ser adequada para cada caso. Alguns clientes industriais da Pontodesign tem bons resultados de atração de visitantes para o site no Facebook ou no Instagram, como é o caso da Puma Ferramentas Pneumáticas.
Por isso, em todos os planejamentos de Inbound Marketing para Indústria que são feitos na Pontodesign é investido em um conteúdo de valor. Sendo eles, artigos que criam uma conexão com empresas do seu segmento e foco comercial. Eles compartilham dicas e, principalmente, mostram sua disponibilidade, sendo bastante ativo e com conteúdo atualizado.
– Midia Paga
Outra opção para atração de trafego para o site, que é utilizada em todas nossas ações de Inbound Marketing é o Google Ads. Esta plataforma, do próprio Google, funciona como uma ótima opção para criar e gerenciar anúncios. Em especial, para reforçar as ações de SEO e atrair para materiais específicos.
Com campanhas pagas, seja na rede de pesquisa ou na rede de display, é possível investir para abrir uma audiência qualificada e que faça sentido para a sua organização, utilizando palavras-chave a seu favor.
– E-mail marketing
Após a definição do público-alvo relevante (que no marketing digital chamamos de persona) para o seu funil de vendas, é importante utilizar o E-mail Marketing como mais uma das estratégias de Inbound Marketing.
O E-Mail Marketing é fundamental! Pois, ajudar a enviar a mensagem ideal no momento certo, por meio de uma comunicação bem personalizada, e que mantenha seu relacionamento com o cliente de maneira constante.
Além disso, quando disparamos emails marketing com conteúdos que estão em nosso blog, acabamos gerando acessos para o nosso site. E isso é um dos fatores que o algoritmo do Google leva em conta, para melhorar o ranqueamento orgânico de um site no mecanismo de busca.
– Materiais ricos e Landing pages
Até agora falamos de várias formas de atrair visitantes para o site, mas uma boa estratégia de Inbound Marketing para industria também irá tentar converter parte desses visitantes em Leads. A melhor estratégia para isso é a criação de materiais ricos interessantes e estimulantes.
Quando você tem um material que realmente é útil para o teu visitante, ele está disposto a dar o email em troca, e aí é aonde acontece a conversão de visitante, para Lead. Para aumentar a chance de sucesso desta conversão, uma estratégia é colocar este material rico em uma landing page. Ela traz grande efetividade neste processo de captação de leads, pois fala somente do material e é pensada nos mínimos detalhes, para fazer essa conversão.
Em resumo, essas são apenas algumas das estratégias de Inbound Marketing que podem ser utilizadas no segmento B2B . Além disso, são capazes de proporcionar resultados efetivos.
Sua indústria está em busca de melhorar as estratégias de Inbound Marketing? Então, entre em contato com a Pontodesign e conheça nossos serviços! Nosso time pode te ajudar a alcançar novos resultados.
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