Vale a pena contratar uma agência de comunicação digital? Essa, com certeza, é a pergunta que todo gestor faz quando se depara com a dúvida de se vale a pena contratar ou não uma empresa especializada. Logo, de início, afirmamos que sim.
Afinal de contas, as agências de comunicação digital são responsáveis pela divulgação e publicidade da marca. Por isso, são essenciais à empresa que deseja se manter competitiva no mercado, especialmente para as que buscam por inovação e desenvolvimento de soluções de qualidade.
Para explicar melhor como isso funciona na prática, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura!

Para que serve uma agência de comunicação digital?

Antes de tudo, é necessário que você entenda a função que uma agência de comunicação tem no mercado. Sendo assim, as agências são responsáveis basicamente por criar, planejar e gerenciar tudo que esteja envolvido com a publicidade da marca do cliente.
Para isso, existem diferentes tipos de agências, especialistas em determinadas áreas. Você pode encontrar aquelas com atuações específicas, como em marketing digital, anúncios interativos, campanhas offline ou agências full service, que disponibilizam conteúdos completos para seus clientes.
Nesse contexto, as agências podem atuar de duas formas: como uma house (ou departamento interno) ou como uma agência de visão externa cuja a função é vender produtos ou serviços de seus clientes.
Em ambos os casos, as agências funcionam de forma independente, mesmo que sejam responsáveis por desenvolver estratégias para os setores de marketing, branding e vendas. Por serem independentes, as agências possuem capacidade para atender os mais variados tipos de clientes.

Funções da agência de comunicação digital

  • elaborar anúncios específicos sobre o produto e/ou serviço do cliente;
  • oferecer para tua empresa um atendimento personalizado e direcionado para melhorias de comunicação (seja por meio de estratégias voltadas para o público interno ou externo);
  • realizar pesquisas sobre a empresa do cliente a fim de analisar suas ações e soluções oferecidas para o público, além de observar a reação do consumidor ao se deparar com essas soluções;
  • definir os tipos de mídia que serão usados para divulgar o trabalho, a data que serão veiculados e o tempo que ficarão no ar;
  • coletar feedbacks dos clientes e do seu público para servir de parâmetro para decisões futuras.

Além do preparo para lidar com diferentes volumes e demandas, a agência de comunicação digital possui um planejamento aprofundado sobre cada cliente, oferecendo soluções mais personalizadas. Em geral, a especialidade técnica dos serviços oferecidos são pontos importantes para contratação.
Cabe observar também que as agências podem apresentar tais características/benefícios:

  • especialização na área de marketing, publicidade e propaganda. Logo, possuem uma equipe altamente capacitada para desenvolver projetos com qualidade e eficiência;
  • os trabalhos são construídos a partir da experiência e habilidade dos profissionais envolvidos;
  • já sabem como funciona o mercado, por isso, trabalham de forma certeira e objetiva;
  • ter parceria com uma agência se torna um alternativa mais econômica a longo prazo e mais rentável visto que as campanhas aumentam a lucratividade da empresa.

O que esperar de uma agência de comunicação digital?

Como vimos, a agência de comunicação digital é basicamente responsável por promover a sua marca, por meio da criação de campanhas que geram uma identificação com o público. Os recursos utilizados para alcançar esse objetivo são vários.
Podemos destacar a realização de consultorias para discutir os objetivos, metas e necessidade dos clientes, por exemplo. Esse encontro é fundamental para analisar as informações coletadas e traçar as estratégias que serão utilizadas.
Além disso, há a criação de planejamento com base nas informações adquiridas. Assim é possível identificar os pontos fortes e fracos do cliente e dar início ao processo de posicionamento da marca.
Elas podem utilizar o inbound marketing para atrair mais clientes por meio de canais como blogs, newsletter, marketing de conteúdo, podcasts, SEO. Também se dedicam à gestão de redes, usam técnicas de branding para tornar a empresa mais atraente e positiva e ajudam na criação de uma identidade visual.

Como a Pontodesign pode ajudar você?

A Pontodesign nasceu como uma agência de design e webdesign, e se tornou amplamente conhecida pela excelência de seus trabalhos. Fundada em Abril de 2000, a agência oferece para os seus clientes tudo o que eles precisam para se tornarem referência no mercado.
Com o passar do anos, além de criar os sites (webdesign) o departamento de digital começou a trabalhar a divulgação deles no ambiente online, dai o braço de webdesign muda e vira marketing digital.
Os serviços vem sendo ajustados, ano após ano, para se adequarem ao que o mercado precisa e hoje estão perfeitamente integrados em alguns grupo, design gráfico e design de embalagens, branding (offline e online), marketing digital e consultoria de comunicação. A Pontodesign tem conseguido destacar pela capacidade de conseguir conectar tudo isso de uma maneira leve, fluida, criativa e entregando resultados para seus clientes.
Para você ter uma ideia do empenho e eficiência, a Pontodesign se certificou como Agência Parceira do RD Station no final de 2015, e já 2016, a agência participou do maior evento de marketing digital e vendas da América Latina, o RD Summit. Nesse encontro é feita a entrega dos Prêmios da Agência de Resultados, promovido pela Resultados Digitais, para elegeras melhores agências do ano.

Premiações

O esforço, trabalho e planejamento renderam resultados e a Pontodesign foi shortlist em duas categorias em 2016:

  • Primeiro valor — no qual ficou com a medalha de prata. Nessa categoria, estavam concorrendo mais de 850 agências e seu objetivo era premiar as empresas mais engajadas e com a entrega do primeiro sucesso de sua carteira de clientes;
  • Carteira de clientes — elegeu as agências que tiveram maior destaque na conquista de novas contas inbound.

E não para por aí. No ano seguinte, 2017, também houve shortist e premiação:

  • Renovador de Sucesso — Nessa categoria concorreram todas as mais de 1200 agências e seu objetivo é premiar as Agências que mais entregar resultado para seus clientes. Ë uma categoria muito relevante e a Pontodesign ficou em Primeiro Lugar.
  • Primeiro valor — novamente, em 2017, ficamos com o segundo lugar a categoria que avalia a velocidade de entrega dos primeiros resultados ao clientes.

Além dessas conquistas no digital, podemos citar outros grandes feitos como:

  • Ter sido eleita a Melhor Agência de Design Gráfico do Brasil, no ano de 2007, no Premio Colunistas Promo Brasil.
  • Nosso Diretor, Joaquin Fernandez Presas ter sido escolhido Profissional de Design do Ano 2012 no Prêmio Colunistas Design Brasil.
  • a Pontodesign foi escolhida pela Leag Group a maior rede global de agências independentes, para ser a agência Leag Expert de design e digital em Curitiba;
  • em 2016, a Pontodesign ganhou o prêmio LEAG Award por ter apresentado o maior desempenho criativo de toda a rede;
  • Além disso vale mencionar que foram mais de 180 prêmios ou awards recebidos ao longo de sua história. E existem muitos pontos altos como por três vezes trabalhos da Pontodesign serem escolhidos como Grand Prix (o melhor da mostra) em eventos nacionais e internacionais. Também temos que destacar estar com trabalhos premiados nas últimas 7 edições da Bienal Brasileira de Design.

20 anos de conquistas

Como vocês podem ver, durante esses 20 anos, foram conquistados muitos prêmios que comprovam capacidade e eficiência da Pontodesign.
E, como vimos ao longo da leitura deste artigo, contar com o apoio de uma agência de comunicação digital é essencial para o desenvolvimento e crescimento da sua marca, já que ela ficará responsável por criar estratégias de atração que, além de cativar o cliente garanta uma identificação com ele.
Esperamos que tenha gostado do artigo! Possui alguma dúvida ou deseja conhecer mais sobre os nossos serviços? Então, entre em contato conosco agora mesmo.