CTA é a sigla para Call To Action e é usada para direcionar os usuários para uma ação específica. Dessa forma, entenda como funciona e qual a sua importância dentro da estratégia de inbound marketing.
As estratégias de inbound marketing têm por objetivo atrair clientes em potencial para a empresa. Para isso, o CTA cumpre uma função indispensável, direcionando os prospectos para as próximas ações. Mas você sabe como usar corretamente esse recurso?
Neste artigo, vamos explicar como funciona essa estratégia e detalhar os principais recursos que podem contribuir para CTAs que movem à ação.
O que é CTA?
CTA é a sigla para Call to Action e refere-se a uma chamada que motiva o usuário a um tipo de ação. Afinal de contas, você deseja que o visitante continue consumindo seu conteúdo e conheça melhor sua marca. Assim, as ações recomendadas são capazes de conduzir o leitor pelo funil de vendas.
Existem diferentes tipos de CTAs. Alguns dos mais usados são:
- compartilhar nas redes sociais;
- assinar a newsletter;
- baixar algum material, como infográficos e e-books;
- linkar para outros artigos do site;
- baixar versões de demonstração de softwares.
As possibilidades são muitas, e as escolhas dependem bastante das estratégias do negócio. Existem diferentes modelos de CTA, que podem ser textuais, com um convite e um link simples, ou visuais, com banners, imagens e botões. Sendo assim, eles também podem ser posicionados em locais variados na página, tais como:
- na barra lateral;
- no final do post ou da página;
- no final de um e-mail marketing;
- em imagens
- no cabeçalho do post.
Como o CTA funciona dentro da estratégia de inbound marketing?
Nas estratégias de inbound marketing, o objetivo é atrair visitantes ao site por meio da produção de conteúdo. Dessa maneira, ao chegar na sua página, a ideia é sugerir que ele realize ações que o façam avançar no funil de vendas, ou que pelo menos consuma mais conteúdos da sua empresa.
O funcionamento depende do tipo de CTA definido, que pode ser direcionado para diferentes públicos:
- para aqueles que estão visitando o site e conhecendo a marca: não entram no site para comprar, mas sim são atraídos pelo conteúdo que você produz. Assim, o CTA pode direcionar para outros conteúdos e informações relevantes;
- para leads: o objetivo desse grupo é que se qualifiquem para se tornarem clientes em potencial. Nesse momento, o ideal é direcioná-los para preencher formulários ou até convidá-los para conhecer melhor algumas soluções específicas, dependendo onde estejam no funil de vendas;
- para aqueles que já são clientes: como já são parceiros da empresa, podem ser direcionados para campanhas de fidelização, estreitando o relacionamento com eles. Isso pode incluir formulários de feedback.
Como criar um CTA que funciona?
Os CTAs levam o seu leitor a realizar uma ação, expressando o que deseja que ele faça. Por isso, normalmente são construídas a partir de um verbo no imperativo, dando um conselho, comando ou recomendação.
É importante que sejam específicas, em vez de incluir vários comandos em apenas um CTA. Então, conheça algumas das possibilidades.
Assinar newsletter
O leitor pode ser convidado para se inscrever no boletim virtual. Assim, ele autoriza receber notificações sobre novas postagens ou participar de fluxos de nutrição que envolvam o compartilhamento de conteúdo já publicados em campanhas específicas.
A vantagem dessa estratégia é que o lead compartilha seus dados de contato e abre as portas para um relacionamento mais aproximado com a marca.
Convidar para compartilhar, curtir ou comentar o material
Neste caso, o objetivo ainda não é coletar dados de contato e gerar leads, mas sim aumentar a visibilidade e o tráfego do site. Afinal, quanto mais compartilhamentos e curtidas, mais relevante o seu conteúdo fica para o motor de busca.
Para isso, é importante que botões de compartilhamento em Facebook, Twitter e Instagram estejam ativos, facilitando a ação dos usuários.
Fazer pesquisas
Uma finalidade que pode ser aplicada especificamente para quem já é cliente são convites para fazer pesquisas de satisfação. Sendo assim, por meio desses formulários online, é possível entender melhor como foi a experiência dos clientes ao utilizar seus serviços e produtos.
Essa estratégia é muito útil para promover a fidelização da sua carteira de clientes, estreitar o relacionamento com eles e extrair informações importantes que podem ajudar sua empresa a aprimorar suas soluções.
Direcionamento para baixar materiais ricos
Materiais ricos são conteúdos mais aprofundados que normalmente exigem que o leitor preencha um formulário simples para receber o link de download. Afinal, existem diversos modelos, como infográficos, e-books, planilhas eletrônicas e templates.
Assim, no final de um artigo ou em um banner lateral, por exemplo, é possível fazer um convite breve para que o leitor baixe o material relacionado ao que ele acabou de ler. Então, ele é redirecionado para uma landing page, onde insere seus dados pessoais, como nome e e-mail.
Neste artigo, você entende melhor sobre o valor que o CTA tem nas suas estratégias de marketing digital. Sendo assim, não se esqueça de utilizar sempre um modelo e um direcionamento que seja condizente com os objetivos da marca e com os interesses do público.
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