Você sabe o que é, e como usar o material rico nas suas estratégias de inbound marketing? Confira nossas dicas!
Um dos principais objetivos do marketing de conteúdo é educar o público e gerar autoridade na web. O material rico entra na estratégia de inbound marketing como uma importante ferramenta para impulsionar a persona ao longo do funil de vendas e principalmente, auxiliar a gerar ainda mais leads.
Sabendo da relevância desse tema, e entendendo que é algo que às vezes gera confusões nas pessoas, produzimos este post com para você entender melhor o conceito. Além disso, para conhecer na prática como produzir materiais ricos que realmente vão impactar e engajar seu público.
O que é um material rico?
Os materiais ricos são conteúdos aprofundados que apresentam uma riqueza de informações e conhecimento muito maior, e tem por objetivo captar o e-mail do visitante. Sendo assim, em outras palavras, um material rico é um conteúdo interessante para o visitante, a ponto de ele aceitar entregar seu e-mail, para ter acesso a ele.
Por isso produzir um material rico exige mais pesquisa e tempo de produção. Assim, independentemente da extensão do texto, a densidade de dados é maior.
Esses conteúdos são normalmente técnicos e educativos. Afinal, é um tipo de material que o leitor dará atenção maior, talvez até reservando tempo para analisar com mais calma em um horário mais conveniente. Assim, é uma produção que vale a pena ser arquivada para uma consulta posterior.
É importante reforçar que além da diferença na profundidade do conteúdo, uma coisa que também determina se é ou não um material rico, é seu objetivo. Como já dissemos, o material rico tem por objetivo converter visitantes em leads. Por este motivo, frequentemente os materiais ricos são oferecidos através de landing pages.
Em que formatos o material rico pode ser produzido?
Que tipo de conteúdo é um material rico?
Essa é uma dúvida bem frequente. Os materiais ricos podem ser produzidos em diversos tipos de formatos. O e-book é o mais comum, especialmente aqueles no estilo “Guia”. Mas existem muitos outros que podem ser usados conforme o segmento e objetivo. Veja só:
- podcasts;
- webinars;
- e-books;
- infográficos;
- planilhas;
- templates;
- whitepapers;
- ferramentas de simulação;
- videoaulas.
Percebe como esses tipos de formatos permitem um aprofundamento maior do conteúdo? Além disso, muitos deles são o que no marketing de conteúdo se chama de “evergreen”, ou seja, conteúdos que podem ser distribuídos durante muito tempo. Isso acontece pois sofrem pouca influência de sazonalidade, modismos ou ondas passageiras.
Alguns materiais vão exigir um pequeno ajuste de tanto em tanto, mas nem por isso deixam de se evergreen. Uma planilha financeira, por exemplo, será sempre útil e atual se for regularmente atualizado os índices que impactam em seus cálculos.
Qual a importância do material rico?
Os materiais ricos geram um impacto muito significativo em sua estratégia de inbound marketing. Afinal, eles dão o gatilho que você precisa para gerar leads, ou seja, para você capturar os dados de contato do usuário. Boa parte das pessoas está disposta a compartilhar suas informações, como nome e email, em troca de um material que vai ser útil no seu dia a dia. Por isso, esses formatos são essenciais em conteúdos de topo e até de meio de funil.
Além disso, o material rico tem um grande potencial de fortalecer sua marca como autoridade no assunto. As pessoas costumam valorizar empresas que concedem gratuitamente conteúdos aprofundados, e até compartilham se julgarem relevante para seus contatos.
Lembre-se também que materiais ricos geram muito engajamento, especialmente quando compartilhados por meio de redes sociais. Por isso, aposte nessa estratégia para que sua marca reúne mais seguidores de forma orgânica.
Como produzir material rico?
Uma vez que, o uso de conteúdos ricos e cheios de informações geram credibilidade da marca e leads, você precisa entender como produzir materiais que estejam alinhados com sua estratégia de marketing como um todo. Então, siga estes passos!
Conheça as necessidades da sua persona
O primeiro passo para a construção do seu material rico é conhecer o perfil do seu público. Entendendo suas necessidades, hábitos e desejos, fica mais fácil buscar temas e formatos que sejam mais relevantes para a sua assistência. Esse conhecimento também será importante para descobrir quais serão os melhores canais para compartilhar esse material.
Escolha um tema no qual sua você ou sua empresa são autoridade
O assunto escolhido precisa estar relacionado ao segmento em que o negócio atua, direta ou indiretamente. Essa vai ser a forma que sua marca vai gerar valor e autoridade. Além disso, você terá mais propriedade na fala e vai atrair o público que realmente tem interesse em possíveis produtos e serviços fornecidos.
Lembre-se que os materiais ricos são para gerar leads, então é necessário adequar o conteúdo a etapa do funil. Se é de topo e o objetivo é transformar visitantes em leads é uma abordagem. Se é de meio de funil, aí é para atrair leads que potencialmente se converterão em vendas.
Defina o formato e a estrutura
A escolha do formato está muito relacionada ao perfil da pessoa e ao tema em si. Como já destacamos, o e-book costuma ser um modelo utilizado porque dá a ideia de um material de peso, que será de posse do lead. A extensão do conteúdo também permite aprofundar bastante no tema.
No entanto, existem formatos mais dinâmicos e que também chamam bastante a atenção, como infográficos e whitepapers. Seja qual for a escolha, define uma estrutura que seja bem fácil de compreender. Um e-book, por exemplo, é construído em capítulos; um infográfico usa blocos com gráficos, imagens e textos.
Não se esqueça de fazer uma boa revisão para garantir a boa qualidade do material. Uma análise criteriosa pode ajudar você a encontrar falhas que poderiam tirar a credibilidade do conteúdo.
Capriche na divulgação
Nesta etapa final, seu material rico precisa estar ao alcance do público. Aposte nas estratégias de marketing de conteúdo. Ao produzir artigos, use palavras-chaves que possam linkar para sua landing page.
O material rico é um tipo de conteúdo importantíssimo para suas estratégias de inbound marketing. Ele pode gerar muitos leads de forma orgânica e ajudar seu negócio a aumentar seu faturamento.
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