Já participou de um live commerce? Neste artigo, você vai entender melhor o que são esses eventos e como aplicar essa estratégia no seu negócio!

Durante a pandemia do coronavírus, o comércio online cresceu significativamente, com diversos modelos de vendas tornando-se tendência no mercado. Uma delas é o live commerce.

Na China, onde esse formato se fortaleceu na internet, somente em 2020, ocorreram cerca de 50 mil transmissões ao vivo por dia, somando cerca de 50 bilhões de visualizações.

Uma vez que o live commerce tem um grande potencial de conversões e está em alta, é importante que você conheça essa estratégia e saiba como iniciar nesse modelo de vendas. É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura e saiba mais!

O que é live commerce?

O live commerce, também conhecido como live stream shopping, é um evento virtual que consiste em transmissões ao vivo para fazer vendas de produtos. É muito semelhante às propagandas da TV aberta, como Polishop, em que o apresentador fazia um review dos produtos. 

A diferença das live commerces é que a venda e a transmissão são integradas em um só momento e o nível de interação com o público é muito maior.

O objetivo da live commerce é proporcionar para o cliente uma experiência mais interativa e intimista. Afinal, diferentemente de uma vitrine virtual em uma loja online, na live o cliente tem uma visão 360° do produto, tendo informações muito mais detalhadas.

Além disso, como é ao vivo, o cliente pode tirar dúvidas, fazer comentários e comprar tudo em pouco clientes. Dependendo da plataforma, tudo pode ser feito em uma única tela, com total praticidade e agilidade.

Como fazer?

Fazer um  live commerce pode ser mais simples do que você imagina. Mas é importante ter uma organização para garantir boas vendas. Veja alguns passos práticos.

Saiba que é seu público

Quando você conhece bem sua audiência, fica mais fácil entender quais são suas necessidades, desejos e interesses. Assim, você vai apresentar produtos que vão chamar a atenção dos clientes.

Além disso, poderá convidar influenciadores que fazem parte desse contexto, enriquecendo sua live commerce.

Conheça as plataformas e seus recursos

Existem muitas plataformas especializadas em live commerce. É claro que você poderia usar uma live no Instagram ou usar o Shopping do Youtube, mas as plataformas fornecem recursos que tornam a experiência de compra dos clientes muito mais completa e satisfatória.

Um dos recursos é a integração direta com o marketplace. Assim, o cliente coloca os produtos no carrinho de compras e faz o checkout sem a necessidade de sair da live.

Faça promoções em seu live commerce 

O live commerce chama atenção pela promessa de preços mais interessantes. Afinal, o cliente está dedicando parte do seu tempo para conferir suas ofertas. Então, faça isso valer a pena. 

Além disso, o gatilho da escassez é muito utilizado nesses eventos. Apresenta produtos exclusivos ou peças de baixo estoque para motivar a compra. Sorteios também são muito bem-vindos, pois “seguram” os clientes até o fim da live.

Mantenha um bom controle de estoque

Seu estoque precisa estar preparado para o aumento nas vendas. Seria muito inconveniente para o cliente querer uma peça que não está mais disponível. Para evitar isso, você pode fazer uma planilha de controle de estoque e configurar o marketplace da plataforma com o limite de itens para cada peça.

As empresas que experimentam o live commerce, perceberam que a marca ficou mais forte e o alcance ficou maior. Com essas recomendações, você conseguirá aumentar suas vendas e garantir o engajamento do seu público. 

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