Sabe para que serve e como funciona um CRM? Entenda a importância dessa estratégia para o sucesso do time de vendas!

A Gestão do Relacionamento com o Cliente, ou CRM (Customer Relationship Management), é uma estratégia essencial para simplificar o processo de vendas, aumentar a eficiência do time comercial e atrair mais clientes. São muitos benefícios, não é mesmo?

Muitos, porém, ainda confundem CRM com um software ou não sabem muito bem como implementar essa estratégia. Por isso, vamos apresentar neste artigo o real significado desse conceito, sua importância e de que maneira pode ser implementado.

O que é CRM e a sua importância?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em tradução livre. O conceito se refere ao processo de gerenciar todas as informações e interações com clientes a fim de entender seus perfis de comportamento e antecipar seus desejos e necessidades.

A melhor forma de aplicar essa estratégia é por meio de plataformas de CRM. Por causa desses softwares, muitos passaram a limitar a ideia de CRM a um sistema informatizado. Mas a estratégia é muito mais do que um software. Por meio da gestão do relacionamento com o cliente, a empresa consegue otimizar sua rentabilidade por aumentar as vendas e aprimorar a experiência dos clientes com a sua marca.

A importância da gestão para que empresas se destaquem

Uma boa gestão pode colocar sua empresa no topo e tornar a sua marca referência no setor. E quando falamos em gestão, isso vale para todas as áreas, significa otimizar processos e torná-los mais eficientes, rápidos e com capacidade de previsões.

Quando se conquista uma boa base de clientes, administrá-la da melhor forma é a chave para se manter o sucesso e a melhor maneira de se conquistar novos clientes. O bom desempenho de uma empresa passa pela qualidade do produto ou do serviço prestado, mas também, inevitavelmente, pela forma como ela se comunica com os seus clientes.

Portanto, possuir uma gestão de relacionamento com os clientes significa estar preparado para fornecer o melhor atendimento, planejar campanhas e assim construir uma equipe de vendas pronta para alavancar o faturamento da sua empresa.

A seguir falaremos como o CRM pode auxiliar nas estratégias de marketing.

CRM e o marketing digital

As estratégias de marketing mudaram e mudam constantemente para acompanhar a forma como nos relacionamos com a internet. As redes sociais ganharam importância como meios de divulgação de marcas e contato direto com os clientes. Isso fez com que surgissem diferentes modos de se fazer esse contato, assim como a rapidez da comunicação, a alternância constante de tendências e a personalização de campanhas.

Em 2023, essas características tendem a ser ainda mais evidentes como sinônimos de uma boa campanha em marketing digital, pois as ações de marketing devem ficar ainda mais personalizadas e rápidas. Com o auxílio da inteligência artificial as possibilidades de interação com os clientes e a conversão de novos leads irão mudar drasticamente.

E a importância de uma boa plataforma de CRM tende a ser ainda maior.

A importância do CRM em 2023

A tendência é que a “leitura” do nosso histórico no ambiente virtual fique muito mais rápida e, desse modo, a forma de interação e contato com o cliente também seja praticamente em tempo real e hiperpesonalizado. Essa exclusividade é muito mais capaz de converter em venda uma interação cuja intenção inicial era a de uma pesquisa de valor ou a interação despreocupada com um anúncio.

A personalização do contato também será um diferencial, essa proximidade e mais assertividade nas ações visam incluir as demandas dos clientes de forma mais exclusiva e rápida, resolvendo suas dores e dialogando para saná-las. Essa capacidade e velocidade no contato e interação, certamente, será um diferencial para que as equipes de vendas melhorem os seus números.

Outra possibilidade será a conversão de leads, que ficará mais eficiente, visto que a hiperpersonalização do contato estará pautada por um histórico que proporciona um contato com um cliente em potencial, pois o seu histórico indica que ele já estava a procura de um determinado produto, ou que já havia interagido com a sua marca em um outro momento.

As tendências para 2023

Comandos de voz, vídeos e conteúdos mais interativos tendem a estar entre algumas das mudanças para 2023. Redes como o Instagram e o TikTok continuam crescendo em número de usuários. O Instagram, por exemplo, vem investindo pesado na sua plataforma de vídeos, o Reels vem ganhando espaço e visa competir com o TikTok como uma nova forma de se relacionar com os clientes por meio de campanhas de vídeo.

Desse modo, pensar em estratégias que contemplem esse formato será um diferencial para marcas que pretendem se destacar. Outra dica importante, é pensar se a sua marca não precisa se modernizar, ganhar uma nova “roupagem” para se adequar a essas mudanças.

Portanto, para que essas estratégias sejam bem orientadas e consigam converter-se em vendas e captação de leads, é necessário que a empresa possua uma boa base de gestão de relacionamento com o cliente, podendo então implementar estratégias mais assertivas de vendas e compreender melhor o seu público de modo a orientar a sua equipe de marketing.

A seguir falaremos sobre as vantagens do CRM e como implementá-lo.

Por que usar essa estratégia?

Utilizar processos de CRM no negócio geram vantagens competitivas muito marcantes. Entre as principais estão:

  • maior gestão das informações dos clientes, organizando processos claros para se adequar às regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);
  • otimização das ações do time comercial e de marketing;
  • maior satisfação e engajamento dos clientes;
  • abertura de novas oportunidades de negócios;
  • estreitamento no relacionamento com clientes;
  • entendimento do comportamento dos clientes, possibilitando criar produtos e serviços que atendam às suas necessidades;
  • otimização dos trabalhos da equipe de vendas.

Como implementar?

A melhor forma de implementar o CRM no negócio é por meio de um software especializado na Gestão do Relacionamento com o Cliente. Essa tecnologia é a ideal para reunir as informações e automatizar muitas tarefas rotineiras. Isso porque o sistema já conta com todas as funções para gerenciar os dados para que estejam facilmente acessíveis para toda a equipe.

Isso permite que a equipe de marketing e vendas tenham maior autonomia na criação de campanhas, além de informações constantes para o direcionamento de ações capazes de alavancar as vendas e o faturamento.

Um dos softwares do gênero mais conhecidos é o RD Station CRM. Alguns dos principais recursos encontrados nessa plataforma, que são essenciais em qualquer CRM, são:

  • automatização: tarefas repetitivas, como envio de e-mails e alertas diversos, podem ser automatizados na plataforma;
  • gerenciamento de equipes: é possível gerenciar o trabalho de uma ou mais equipes, delegando funções e monitorando o progresso das tarefas;
  • integração com agendas: datas importantes no relacionamento com o cliente e compromissos não são mais esquecidos;
  • indicadores: o software emite relatórios sobre os resultados de vendas para acompanhar a performance do time e ajustar processos, quando necessário.

Os softwares CRM contam com recursos que se integram à plataforma de gestão que a empresa já utiliza. Dessa forma, os dados são compartilhados e evitam o retrabalho de repassar manualmente informação de uma plataforma para outra.

Além disso, por meio da plataforma, os vendedores conseguem acessar um histórico completo de todo o relacionamento do cliente com a empresa. Desse modo, essas informações o auxiliam em sua abordagem para fornecer as melhores soluções, no momento em que precisar.

Gostou de descobrir mais detalhes sobre CRM e quer saber mais sobre estratégias para melhorar o relacionamento com o seu cliente? Então, confira nosso blog! Comece 2023 com as melhores estratégias de vendas e marketing digital.