Sabe como usar as redes sociais para vender mais? Então, entenda melhor como funciona a nova tendência de vendas: o social commerce!

Já ouviu falar no termo “social commerce”? Muitas empresas já praticam esse conceito de forma ainda não muito sistematizada, mas essa tendência é uma estratégia que vem tomando força e usada não apenas para vendas, mas também para fortalecer a presença digital da marca.

Pensando nessa tendência, produzimos este artigo para você entender tudo sobre o tema. Então, saiba tudo o que está envolvido nas vendas feitas via redes sociais e como implementar da forma correta.

O que é social commerce?

Em tradução livre, social commerce se refere a vendas utilizando as redes sociais como plataformas para chegar ao consumidor e apresentar os produtos e serviços. Isso pode ocorrer por meio de anúncios pagos, conteúdos entregues de forma orgânica, postagens ou mesmo usando influenciadores digitais.

Em primeira instância, as marcas enxergaram nas redes sociais uma ótima oportunidade de aproximação com seus consumidores de uma forma natural e divertida. Com o tempo, porém, essas plataformas se tornaram um meio de os usuários conhecerem mais sobre os produtos e serviços das empresas, abrindo margem para que vendas pudessem ser realizadas mais facilmente.

Uma pesquisa realizada pela Opinion Box em parceria com a All In revelou que 71% dos brasileiros usam redes sociais para comprar. Afinal, o Instagram sai na frente, utilizado por 57% dos usuários, seguido pelo Google Shopping (46%), Facebook (40%) e WhatsApp (40%).

Quais as suas principais vantagens do social commerce?

Por meio desses números percebemos que a tendência do social commerce está forte, e as marcas precisam aproveitar essa onda. Dessa forma, é possível atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Com o social commerce, é possível:

  • iniciar campanhas e ações com descontos exclusivos;
  • ganhar mais proximidade com o público;
  • facilitar as vendas com clientes que preferem essas plataformas;
  • aproveitar o potencial de viralizar nas redes, surfando no compartilhamento orgânico.

Como aplicar em seu negócio?

A partir de agora vamos compartilhar algumas dicas de como você pode aplicar uma social commerce em seu negócio.

Fortaleça sua presença em suas redes sociais

O primeiro passo é abrir uma conta em uma rede social. Como vimos, uma das principais redes utilizadas é o Instagram. Crie também uma fanpage no Facebook e vincule esses dois perfis.

O Facebook permite que você cadastre seus produtos em um catálogo. Então utilize o Gerenciador de Negócios do Facebook. Hoje ele se chama Meta Business Suite e permite inserir seus produtos e serviços e, assim, iniciar suas vendas tanto no Instagram como no próprio Facebook, além de permitir gerenciar os anúncios de midia paga nessas redes.

Integre seus canais de venda

31% das pessoas afirmaram ter medo de compartilhar dados nas redes sociais e serem vítimas de algum tipo de golpe. Quando seus canais oficiais são integrados e apresentam informações coerentes, essa desconfiança tende a diminuir.

Por isso, além de cadastrar seus produtos, é importante integrar os seus diferentes canais de vendas, a fim de que a jornada de compra do cliente seja mais coerente e satisfatória. Afinal, uma das formas de conseguir isso é utilizar-se sistemas de gestão ERP que sincronizam as informações de vendas com o estoque e processo de logística.

Uma das integrações mais importantes para fazer é vincular sua conta a uma loja virtual. Se você ainda não tiver um e-commerce, o ideal é que você crie uma ou entre em um marketplace para tornar os processos de gestão de vendas mais fáceis e expressar mais seriedade e credibilidade ao seu negócio.

Faça campanhas e divulgue produtos com desconto em seu social commerce

Segundo a pesquisa já citada da Opinion Box, 55% dos usuários buscam as redes sociais para fazer compras para encontrar preços mais vantajosos. Por isso é importante trabalhar com promoções que chamem a atenção de sua audiência.

No mesmo levantamento, 24% informaram que não sabiam ser possível comprar pelas redes sociais. Sendo assim, uma boa divulgação vai permitir que esse conhecimento chegue a mais pessoas.

Aposte nas transmissões ao vivo — Live Commerce

Conforme dito na pesquisa feita em parceria com a All In, 28% dos brasileiros costumam participar de compras em transmissões ao vivo feitas em redes sociais.

Especialmente durante a pandemia, as transmissões online para vendas de produtos no Instagram e em outros canais se tornaram muito comuns. Então, se tiver um público significativo, aproveite para marcar transmissões online com frequência a fim de garantir ainda mais vendas.

Faça publicações frequentes

Defina uma frequência de publicações. Dessa forma, ter um cronograma de publicações bem definido com postagens regulares favorece seu posicionamento frente ao algoritmo da plataforma.

Social Commerce é a mesma coisa que Social Selling?

Outro termo que tem sido falado é Social Selling, e como pessoas podem confundir, a gente fez um artigo só pra explicar ele. Mas de forma breve,  no Social Commerce as redes sociais são um recurso da marca, enquanto em ações de Social Selling é a equipe de loja que se conecta diretamente aos consumidores.

Conclusão

O social commerce tem um grande potencial de aumentar as vendas de seu negócio. Sendo assim, usando essas plataformas, você fica ainda mais próximo do seu público e abre canais adicionais para atrair mais usuários.

Gostou das dicas? Então, confira mais conteúdos como esse em nosso blog!