Na semana curta de 3 a 6 de novembro está acontecendo o Brazil Design Week, em São Paulo. Em sua segunda edição, este evento é uma iniciativa da Abedesign e se propõem a abrir espaço para discussões sobre o design.
Eu cheguei hoje (3/11) e ficarei até amanhã. De maneira breve comento um pouco do que foi minha experiência de BDW. O dia começou cedo com a abertura que foi das 8 as 10h00. Sem muito tempo pra respirar fui direto para o primeiro Fórum do evento “Políticas Governamentais e Fomento – Desenvolvimento para o Design Brasileiro”. Foi bem interessante saber tudo o que esta sendo feito e como se tenta integrar o design no contexto estratégico e na pauta do país. Foi bem interessante saber que, em breve, o design poderá ser financiado via cartão do BNDES.
Depois disso, rápido lanche, corri para o workshop do Ricardo Leite, da Crama Design sobre design estratégico. Na realidade ele não falou quase nada sobre isso, entretanto, é uma pessoa muito simpática e foi muito agradável a hora e meia em que ele falou.
Sem tempo nem pra café já entrei no seminário “O Design nos segmentos de casa e construção”. O moderador do painel esta sendo o Guto Indo da Costa. Agora estamos na parte de perguntas, após a fala de 4 empresas/clientes de design. O mais interessante que acho que aconteceu neste seminário é que, de uma forma ou de outra, todos os clientes reclamaram dos profissionais de design de produto. Um deles disse literalmente que teve muita dificuldade em encontrar uma empresa e, depois, que teve dificuldade ate conseguir um profissional que o atende hoje. Está claro que, apesar de nós escritórios acharmos que somos muito importantes ainda não temos um posicionamento correto como segmento, como mercado.
Daqui a pouco encerro as atividades por hoje dentro das salas e vou tentar visitar as exposições que parecem ser bem interessantes. Por hora, a lamentar, apenas o workshop da Tátil que não pude ver, pois o cara do BNDES atrasou a palestra dele.
Muito interessante sua analise do dia no BDW.
Principalmente as opiniões dos clientes.