Neste artigo falaremos um pouco sobre como como usar o TikTok para empresas e como ela pode se beneficiar divulgando a sua marca nesta rede social que está crescendo cada dia mais. Boa Leitura!

Como usar o TikTok para divulgar a sua empresa?

Desde o surgimento da internet, a forma como nos relacionamos com o mundo mudou rapidamente e continua mudando. Com o surgimento dos smartphones é como se cada um de nós tivesse um computador em mãos com acesso à internet.

Nela podemos fazer transações bancárias, estudar, fazer pesquisas, comprar um tênis, mandar mensagens, postar fotos, enfim, não é à toa que falamos em “mundo virtual”. Diversas ações que antes só fazíamos presencialmente, como pagar uma conta ou fazer compras, hoje pode ser feito pelo celular.

O boom das redes sociais

E nesse caminho de mudança estão as redes sociais. Se você tem 30 anos ou mais deve lembrar do Orkut, uma das primeiras redes sociais a surgir, de lá para cá vieram outras e as ferramentas e modos de usar também mudaram.

Uma das redes sociais que mais crescem é o TikTok, um aplicativo de mídia que permite que os usuários gravem vídeos de até 60 segundos. No início era bastante utilizado para vídeos de danças, mais descontraídos.

Isso ainda continua. No começo ele nasceu como o “aplicativo da dancinha”, mas hoje ele não se restringe apenas a vídeos de danças, apesar de ainda manter um teor mais descontraído. Muitas empresas passaram a utilizá-lo como uma forma de engajar e atrair novos clientes.

Neste artigo falaremos um pouco sobre como usar o TikTok no seu negócio, como torná-lo uma forma de apresentação da sua marca e do seu produto.

O que é o TikTok e como ele funciona

O TikTok surgiu em 2016, com o nome de Douyin, na China. Desde então só cresceu e hoje possui cerca de 1 bilhão de usuários ativos no mundo todo. No Brasil, em janeiro de 2022, o número de usuários ativos era de 74,1 milhões.

Com esse crescimento ela vem se transformando em uma ótima ferramenta para divulgação de marcas. Assim como Instagram e Facebook, que introduziram ferramentas que ajudam as empresas no comércio e divulgação do seu produto, o TikTok também possui hoje contas empresariais e até para agências que gerenciam as contas publicitárias de seus clientes.

Quais as vantagens de se utilizar redes sociais como o TikTok para divulgar a sua empresa

Muitas empresas notaram o potencial que as redes sociais podem ter no contato com o seu público e também na captação de novos clientes. Desse modo, as próprias redes sociais se adaptaram para atender a esse público específico, as empresas.

Assim, criaram ferramentas para otimizar a apresentação do seu produto, modos de direcionamento, como idade e localização, recursos para gerenciamento de campanhas e alcance, entre outras funções com o objetivo de melhorar o relacionamento entre cliente e empresa.

Abaixo vamos listar algumas vantagens de utilizar o TikTok para divulgação do seu negócio.

  • Alcance – Hoje, cerca de 79,9% da população brasileira utiliza alguma rede social.
  • Facilidade em captar novos leads – As redes sociais permitem um contato mais leve e despojado com os seus clientes e o bom humor pode ser uma ótima forma de comunicação.
  • Baixo custo para implementação – As redes sociais são ótimos meios de divulgação quando falamos em custo-benefício.
  • Facilidade na criação de conteúdo – O TikTok Ads Manager oferece suporte com vídeos e textos explicando todos os passos para se montar uma ótima peça publicitária para a sua empresa, outra dica é procurar uma agência de marketing digital para te ajudar a planejar uma forma atraente e eficiente de divulgação da sua marca.
  • Formato atraente para expor o seu produto – O audiovisual é uma das formas mais completas e utilizadas na comunicação e exposição do seu produto ou serviço para os clientes.

Essas são apenas algumas das vantagens de se usar o TikTok no seu negócio. Mais à frente falaremos sobre algumas estratégias de marketing e inbound marketing na divulgação da sua empresa no TikTok.

Planejamento e marketing para a sua empresa no TikTok

O que é importante saber para utilizar a ferramenta em prol do seu negócio? Vamos responder a essa pergunta e te auxiliar a planejar a melhor divulgação para a sua empresa.

Estratégias de divulgação no TikTok

Usar o TikTok para o seu negócio exige algumas estratégias para que o uso não se torne um problema, pois, do mesmo modo que um vídeo seu pode “bombar” positivamente, ele pode ter o caminho inverso e acabar com a reputação de uma empresa. Portanto, saber algumas boas práticas de marketing digital é a diferença entre o sucesso de uma campanha ou o seu fracasso.

Dicas de como utilizar estratégias de marketing no TikTok (conversão, tráfego, geração de leads)

Se você tem um restaurante, uma pequena confecção de roupas, enfim, possui uma pequena ou média empresa, o TikTok pode ser um grande diferencial para o seu faturamento. E para te ajudar a fazer o seu negócio atrair e captar mais leads vamos dar algumas dicas de estratégias de marketing para redes sociais.

  • Defina o público – O tipo de linguagem que você irá utilizar depende do seu público-alvo. Para isso, é importante definir a idade, a renda, a região em que mora, enfim, você precisa saber com quem você quer falar. No Marketing, chamamos isso de Persona, ou seja, você criará um personagem fictício com as características do seu cliente ideal.
  • Planeje o alcance que deseja ter – Para isso, o TikTok oferece diversas ferramentas para te ajudar a planejar o alcance da sua campanha. Localização, o uso de hashtags, são algumas delas.
  • Se você nunca utilizou vídeo como forma de divulgação, vale a pena dar uma olhada em como empresas que já fazem campanhas em redes sociais utilizam a ferramenta.
  • A partir disso, pense em como o seu produto pode se beneficiar com o formato vídeo. Por exemplo, a sua empresa é uma pizzaria e você deseja divulgar um novo sabor. Você pode fazer um vídeo de todo o preparo, da feitura da massa até a pizza indo ao forno e saindo assada e deliciosa. Claro que o vídeo precisará ser editado para que caiba em um formato mais curto, você pode incluir uma trilha sonora, enfim, nesse momento use e abuse da criatividade.

Outra forma bastante interessante de captar novos leads é a criação de conteúdo. Receitas, dicas de looks, maquiagem, informações sobre o setor que a sua empresa atua, enfim, são diversas as formas de gerar conversão e tráfego.

Com o cliente navegando em seu site lembre-se que ele foi até você por conta da chamada de conteúdo que você disponibilizou no TikTok.

Portanto, é importante que você disponibilize materiais como e-books, artigos, receitas. Enfim, algo que mostre ao seu potencial cliente que ali ele pode encontrar algo relevante e que seja do seu interesse.

Esse é o princípio do Inbound Marketing, numa tradução livre, marketing de atração, que prioriza a comunicação com o cliente trazendo a ele conteúdos que funcionam como uma forma de mantê-lo próximo e em constante relação com a empresa.

Como utilizar os conceitos do inbound marketing para a divulgação da sua empresa no TikTok

Como usar o TikTok para divulgar a sua empresa utilizando estratégias do inbound marketing para gerar conversão e tráfego para o seu site?

A captação de novos leads passa por algumas estratégias. Como dissemos acima, saber quem é o público que você pretende alcançar é essencial. Isso irá definir o modo como você irá se posicionar, o que envolve a linguagem utilizada, se é um vídeo com uma chamada mais informativa, se é a apresentação do seu produto de forma descontraída para gerar conexão e engajamento.

Portanto, antes de tudo, planeje o seu vídeo tendo em mente a persona que você elegeu como ideal. Estude as funcionalidades do TikTok antes de postar o seu primeiro vídeo. É importante saber de que forma você pode explorar a ferramenta e o que mais se encaixa com a sua marca e a sua empresa.

Desse modo, você consegue maior assertividade na captação e conversão de novos leads. Outra dica é o uso de hashtags, pois ajudam a direcionar o vídeo para um nicho específico. Procure parcerias com influenciadores, essa é mais uma das formas de alcançar um público grande, principalmente se a sua empresa está começando no TikTok.

E se a sua empresa tem como objetivo gerar conversão e captação de novos leads, possuir um site já estruturado, com material para downloads, como e-books, é bastante importante.

Aqui, entra a importância de se ter uma agência especializada em Inbound Marketing, pois ela saberá produzir o seu conteúdo utilizando técnicas de SEO, e composição dos temas pensando em estratégias específicas para a sua empresa.

Marketing Digital como estratégias de divulgação de marca e produto

Se você está pensando em utilizar as redes sociais como estratégia de divulgação da sua marca ou do seu produto, é importante fazer um “checklist” para saber se a sua empresa está pronta para uma rede social como o TikTok, por exemplo.

E o que significa esse “saber se está pronta”?

  • Identidade Visual – A Identidade Visual será o primeiro contato com os seus possíveis novos clientes. Desse modo, gerar um bom impacto já no primeiro contato faz toda a diferença. Portanto, se você ainda não tem ou quer renovar a sua marca procure uma agência com experiência no mercado.
  • Definir a persona e as estratégias de abordagem ajudam a melhorar os seus resultados e alcance.
  • Se a sua empresa comercializa produtos que utilizam embalagens pensar no Design Gráfico para compô-las é muito importante.
  • Pense em estratégias de vendas para os seus produtos.
  • Pesquise se para o seu segmento é importante ter um site.

Portanto, saber se a sua empresa está pronta significa que quanto mais preparada ela estiver, melhor será o seu impacto e alcance nas redes sociais. Por isso, invista na sua marca, tenha as melhores embalagens, um ótimo site e materiais de qualidade, como um bom blog e e-books.

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