Sabe a diferença entre logotipo e logomarca? Sim, tem diferença e muitos não sabem disso. Leia o artigo e descubra!
Será que existe uma diferença entre logotipo e logomarca? Muitos usam esses termos como se fossem sinônimos, mas há diferenças de conceito que precisam ser especificadas, especialmente se você está trabalhando o branding do seu negócio.
Pensando nisso, produzimos este conteúdo para você entender melhor a diferença entre os termos, bem como sua relação com a criação da identidade visual da sua marca. Continue a leitura e saiba mais!
O que é um logotipo?
Logotipo é uma palavra composta por dois termos de origem grega: “logos”, que significa conceito ou palavra, e “typos”, que é traduzida como figura ou símbolo. Assim, podemos dizer que o logotipo é um desenho que representa uma empresa. É normal utilizarmos a redução “logo” para se referir ao logotipo da marca.
O logotipo muitas vezes é formado por um conjunto de cores, formas, tipos de letras e o próprio nome da empresa. É um dos elementos mais importantes da identidade visual da marca, pois é capaz de diferenciá-la de outras empresas. Por isso, ele é construído a partir de um estudo profundo sobre a missão e o propósito do negócio, pois precisa refletir a essência do negócio.
O que é uma logomarca?
O termo logomarca é utilizado no Brasil de forma equivocada. Normalmente é usado para querer se referir a um logotipo. No entanto, isso é um engano, pois essas palavras não são sinônimas.
Ela é formada pela junção de “logo” e “marca”. Como vimos, “logos” traz a ideia de conceito, e “marca” vem do germânico “marka”, que tem o mesmo sentido de “logos”.
Assim, a formação e o uso da palavra logomarca são equivocados, pois seu significado seria algo como “conceito do conceito”, algo que não faria sentido. Por isso, é um termo evitado pelos profissionais de publicidade. Poderíamos, no entanto, afirmar que o termo “logomarca” se refere simplesmente à ideia de marca. Então, qual seria a diferença entre esses dois conceitos?
Qual a diferença entre logotipo e logomarca?
Ambas as ideias estão relacionadas a uma criação gráfica que representa a empresa pelo uso de diferentes elementos, como formas e cores. No entanto, como você pode perceber, o logotipo está mais associado à palavra ou tipografia da empresa estilizada. Em outras palavras, o logotipo é o elemento escrito de forma bem criativa. Já a logomarca, ou simplesmente a marca, refere-se ao design da marca, ícone ou símbolo que representa o negócio.
Em alguns casos, o logotipo e a marca são indissociáveis. Por exemplo, a marca da Coca-Cola é formada pelo seu próprio logotipo. Isso normalmente ocorre com empresas cujo nome são únicos ou muito marcantes, ou que já têm uma marca bastante consolidada.
Já outras empresas, pela sua força de mercado, têm uma marca que funciona bem sem o logotipo, como ocorre com a Shell e o MasterCard. Muitos desses negócios mantiveram o logotipo na marca durante muitos anos. Mas hoje o público não tem dificuldades em reconhecer o negócio ao ver somente a logomarca. Alguns outros exemplos de logomarcas fortes são o Android, a Pepsi, a Nike, o Twitter, a Apple e o Bradesco.
Qual a importância de investir na construção de sua marca?
Em tempos em que as mídias são bastante abundantes e marcantes, é importante contar com uma estratégia visual forte para se destacar no mercado. A marca tem esse papel. Como humanos, somos naturalmente visuais e nos conectamos com as marcas não somente pela forma como nos relacionamos com as empresas, mas também pela identidade visual que elas criam. Assim, simples formas e cores nos fazem lembrar da marca, mesmo sem um logotipo (ou nome estilizado).
Esse mesmo mecanismo ajuda a criar uma relação de confiança com o público. A marca impressa em produtos, serviços, contratos, materiais publicitários e em campanhas digitais cria uma unidade das produções e gera credibilidade e profissionalismo em todo o trabalho realizado.
É por esse motivo que a criação de um logotipo ou uma logomarca não deve ser uma tarefa feita sem o devido cuidado ou ao acaso. Na verdade, é preciso fazer a construção de uma forma que realmente transmita os valores e as principais características da empresa. Afinal, ela pode ser o primeiro contato que o seu cliente em potencial tem com o negócio, e precisa refletir seu modelo de negócio com exatidão para proporcionar uma boa experiência ao consumidor.
Gostou de saber mais sobre a diferença entre logotipo e logomarca? Como você pôde entender, o logotipo é marcado pela tipografia este lesada do nome da empresa. No entanto, o termo logomarca não é o mais correto a ser utilizado, no entanto, normalmente é utilizado para se referir a marca em si, ou seja, ao símbolo que representa a empresa. Entender essa diferença é fundamental para alinhar suas estratégias de branding.
Confira mais conteúdos como esse em nosso blog e fique por dentro desse mercado!
Deixe um Comentário Cancelar resposta