Já pensou no que o metaverso pode representar para o seu negócio? Entenda melhor essa tecnologia revolucionária!
Em 28 de outubro de 2021, a empresa que administra o Facebook passou a ser chamada Meta e, desde que surgiram os rumores dessa mudança, as buscas pelo termo “metaverso” explodiram. Não é para menos. O conceito é uma promessa de revolução na forma como interagimos com outras pessoas e as marcas.
Por um lado, há muita empolgação. De outro, muitos especulam o impacto social e econômico que essa tecnologia pode gerar. Tudo ainda é muito novo, mas já podemos discutir sobre o que o metaverso pode representar para o marketing das empresas. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Afinal, o que é o metaverso?
Metaverso é a tecnologia que pretende unir os mundos virtual e real. Na prática, é um conjunto de serviços e ferramentas que permitem criar um espaço virtual compartilhado na internet, que pretende simular uma experiência física em um ambiente digital, com alto grau de realismo.
Apesar dessa discussão ser recente, o termo não é novo. Ele foi popularizado com o Second Life, um game que consistia em uma ambiente virtual que simulava a vida dos usuários através de avatares. Assim, você poderia ter um avatar no jogo e manter relações sociais lá dentro.
Lançada em 2003, Second Life era uma ideia à frente do seu tempo, uma vez que as tecnologias e a internet existentes na época não deram conta de fazer a ideia vingar. Hoje, com tecnologias mais maduras, blockchain e conexão 5G, essa tendência tem um terreno fértil para florescer.
O metaverso pode ser construído com a união de diferentes tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais e criptomoedas e NFTs, o que permite uma integração bastante fluida e segura entre o real e o digital. É como se evoluíssem para uma espécie de Internet 3D, na qual toda a comunicação, a diversão e os negócios poderiam ocorrer de forma bastante imersiva.
Como essa tendência pode afetar o marketing digital?
Assim como a internet e as redes sociais potencializam o alcance das marcas e sua proximidade com opúblico, o metaverso promete levar essa interação a um nível ainda mais impactante. Afinal, em vez de uma página na internet, será possível criar um ambiente virtual completo, no qual os clientes poderão participar de eventos, conferir produtos e serviços, buscar atendimento e muito mais.
O metaverso pode ser a base para a criação de muitos produtos e serviços disruptivos que talvez agora ainda não tenhamos tanta clareza. No marketing digital, as marcas poderão criar campanhas interativas, extensivas e totalmente imersivas.
Para as empresas, a perspectiva é que o metaverso não venha a ser um substituto da internet convencional, e sim um complemento. Assim, é muito provável que as diferentes tecnologias e canais de interação convivam.
Lembre-se que o que temos até agora são apenas projetos, tudo em fase inicial. Mas as bigtechs, como Microsoft e Meta, estão investindo pesado nessa ideia. Cabe a nós esperar e nos adaptar a essa nova realidade que está chegando.
A Pontodesign está por dentro das tendências e do marketing digital. Sendo assim, oferece diversos serviços de inbound marketing para que sua empresa esteja cada vez mais inserida do mundo digital. Entre em contato para saber mais!
Deixe um Comentário Cancelar resposta