Aprenda como atender bem o cliente no WhatsApp com dicas práticas e simples. Saiba como abordar, personalizar, profissionalizar e otimizar o seu atendimento pelo app.
O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Por isso, muitas empresas utilizam essa ferramenta como canal de comunicação com seus clientes, oferecendo suporte, tirando dúvidas, enviando promoções e novidades. Mas como atender cliente no WhatsApp?
Neste artigo, vamos dar algumas dicas para você melhorar o relacionamento com seu público e aumentar suas vendas usando essa ferramenta. Confira!
Tenha respostas ágeis ao atender cliente no whatsapp
Uma das vantagens do WhatsApp é a rapidez e a praticidade na troca de mensagens. Para situações de venda direta ou pelo próprio Whatsapp, isso é muito importante. Por isso, os clientes esperam que as empresas também sejam ágeis e eficientes ao responder suas solicitações. Isso é complexo para a maioria das empresas, pois pede pessoas dedicadas a isso e, por isso, surgiram varias ferramentas e plataformas para facilitar essas conversas. Inclusive, isso é uma nova especialidade que surgiu, se chama de marketing conversacional, e é uma das tendências em marketing digital que estão chegando.
Então, não deixe o cliente esperando muito tempo ou sem resposta. Isso pode prejudicar sua experiência, gerar insatisfação e até mesmo perda de oportunidades.
Por isso, procure responder o mais rápido possível, mas sem perder a qualidade. Se não puder resolver o problema na hora, informe o prazo e o procedimento para a solução.
Fale a mesma linguagem do seu público
O WhatsApp é uma ferramenta relativamente nova, mas seu uso pelas empresas segue o que sempre ocorreu a medida que o marketing evolui. A essência e a identidade da empresa, deve estar presente.
Como o Whatsapp é um canal informal e descontraído, que permite uma comunicação mais próxima e humanizada com os clientes. Por isso, é importante adaptar o seu tom de voz e o seu vocabulário ao perfil do seu público.
E nada de usar termos técnicos, complicados ou informalidades que possam gerar confusão, dúvidas ou comprometer a credibilidade da empresa, ok? Prefira uma linguagem clara, simples e cordial.
Explore os recursos do WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo voltada para as empresas. Ele oferece recursos exclusivos que facilitam o atendimento ao cliente, como:
- Perfil comercial com informações sobre a sua empresa.
- Etiquetas para organizar as conversas com os clientes.
- Mensagens automáticas para enviar saudações, agradecimentos e avisos sobre horário de funcionamento.
- Catálogo de produtos com os seus produtos ou serviços.
- Estatísticas para acompanhar dados sobre as suas mensagens, como número de enviadas, entregues, lidas e recebidas.
Integre a outras plataformas
O WhatsApp pode ser integrado a outras plataformas digitais que podem potencializar o seu atendimento ao cliente. Veja como é fácil:
- Site: insira um botão ou um link no seu site que direcione o visitante para o seu WhatsApp, facilitando o contato. Isto hoje é tão importante que aqui na Pontodesign, todos os sites feitos, sem exceções, recebem um botão de whataspp. Se irão fazer Inbound marketing com a Pontodesign, é utilizada a solução WhatStation, uma solução da RD Station que integra com o o RD Station marketing e permite até vender pelo Whataspp se for o desejo. Caso seja um cliente que não vá fazer marketing digital com a Pontodesign a recomendação é que seja instalada a versão gratuita de botão de WhatsApp que a RD Station oferece.
- Redes sociais: divulgue o seu número de WhatsApp nas suas redes sociais e incentive os seus seguidores a entrarem em contato com você por esse canal.
- E-mail marketing: inclua o seu número de WhatsApp como uma forma de interação em suas newsletters.
- CRM: integre o seu WhatsApp com um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM).
Monitore métricas e relatórios
Para saber se o seu atendimento pelo WhatsApp está sendo eficaz e satisfatório para os seus clientes, é importante monitorar algumas métricas e relatórios. Então, veja algumas opções:
- Taxa de resposta.
- Tempo médio de resposta.
- Taxa de satisfação.
- Taxa de conversão.
Utilize chatbots
Uma das melhores formas de atender clientes no WhatsApp é utilizar chatbots. Dessa forma, esses robôs podem responder às dúvidas e solicitações dos clientes de forma rápida e automática, além de filtrar os contatos e encaminhar os casos mais complexos para os atendentes humanos.
No início estas soluções eram limitadas, muito padronizados e não criavam uma interação agradável, mas isso vem mudando. Existem várias soluções que são muito configuráveis, inteligentes e permitem uma experiencia extremamente positiva. A Pontodesign é parceira da RD Station e tem expertise na implementação de uma solução para marketing conversacional que eles possuem chamada RD Conversas.
Treine a equipe para o atendimento
E como está o treinamento da sua equipe de atendimento? Afinal, essa ação é fundamental para garantir que os clientes sejam bem recebidos, informados e satisfeitos com o serviço.
Personalize a comunicação ao atender no whatsapp
Uma das melhores dicas de como atender cliente no WhatsApp é personalizar a comunicação. Use o nome do cliente, seja cordial e mostre interesse pelo seu problema. Assim, você cria um vínculo de confiança e satisfação.
Mantenha o tom de voz da marca
No atendimento com o WhatsApp, é importante manter um tom de voz consistente e adequado ao canal. Na realidade, isso é tão importante que temos um belo artigo sobre tom de voz aqui em nosso blog.
Você pode fazer isso por manter a coerência entre a linguagem da marca e a identidade visual do seu WhatsApp . Por exemplo, use cores, fontes e logos que combinem com a sua marca e que sejam fáceis de ler e reconhecer.
Além disso, é sempre recomendável monitorar também o que as pessoas estão falando a sua marca. Como foi comentado neste artigo sobre reputação online, mesmo que a gente não participe da conversa, ela irá ocorrer, então é sempre melhor estar internado.
Neste artigo, você conferiu as melhores práticas sobre como atender cliente no WhatsApp. Então, esperamos que essas dicas sejam úteis para você seu negócio usar essa ferramenta poderosa para se comunicar melhor com seus clientes e fechar mais vendas!
E não deixe de conferir mais dicas em nosso blog!
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