Sabe o que é Inbound Marketing e como ele pode ajudar seu negócio a crescer? Então, leia o artigo e saiba mais do conceito e dos impactos para a sua empresa.

Uma das estratégias que mais revolucionaram as ações de marketing nos últimos anos foi o Inbound Marketing? Isso não quer dizer que seja um método recente, mas sem dúvida, vivemos no tempo em que produção de conteúdo para atrair um público relevante nunca esteve tão intensa. Mas o que é exatamente Inbound Marketing e quais são as principais razões para implementá-lo?

Neste artigo, vamos analisar não somente o conceito, mas também entender o impacto que essa estratégia pode ter no crescimento do seu negócio!

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing hoje é muito conhecido no Brasil, por conta da RD Station, que hoje é uma das maiores plataformas de Inbound Marketing do mundo. Mas a metodologia e a primeira plataforma Inbound foi criada pela Hubspot, em 2006, nos Estados unidos.

Ele consiste de uma série de estratégias baseadas na ideia de compartilhar conteúdo para atrair a atenção da assistência. Esses conteúdos são direcionados para um público-alvo específico, sempre abordando temas que são de seu interesse.

O objetivo é:

  • criar um relacionamento duradouro e de confiança com o público
  • gerar autoridade na web;
  • atrair novos clientes.

Depois de os clientes verem a sua marca como autoridade e consumirem conteúdo que você produz, as chances de ele consumir seus produtos e serviços são muito maiores.

Significado de inbound marketing

O próprio significado do termo Inbound Marketing já traz a ideia principal que essa estratégia objetiva: Marketing de Atração. Para entender melhor esse conceito, podemos compará-lo ao marketing tradicional, que chamamos de outbound marketing.

Na publicidade tradicional, estamos acostumados com ações de marketing que projetam ou divulgam de forma direta os produtos e serviços da empresa, sem necessariamente segmentar o público ou educá-lo. Por exemplo, nas propagandas vistas em mídias como televisão e rádio, os anunciantes informam diretamente sobre promoções, produtos e vantagens de consumir com a marca. Assim, a intenção básica é vender.

Como funciona o Inbound Marketing?

No Inbound Marketing, a intenção também é vender, mas a estratégia é mais sutil. Em primeiro lugar, a empresa seleciona quem é de fato o seu público-alvo, ou seja, quem são aqueles que têm um perfil adequado para se tornar um cliente em potencial.

Após isso, mapeia-se o tipo de conteúdo que essas pessoas se interessam ao buscar serviços e produtos da sua empresa. Então, produz-se conteúdo com base nesses temas. Assim, quando o cliente procurar informações sobre esses assuntos, você terá conteúdo educativo pronto para informá-lo.

Dessa forma, no primeiro contato que o cliente tem com a sua marca normalmente será corrido o seu conteúdo. Assim quanto melhor for o seu conteúdo, melhor será a impressão que o cliente terá da sua marca.

De onde surgiu essa estratégia de marketing?

As práticas de Marketing que estão por trás das praticas do Inbound, já existem há décadas, mesmo quando os profissionais de marketing adotavam ações desse tipo inconscientemente. Um dos pioneiros desse conceito foi Seth Godin no livro Marketing de Permissão, de 1999. No entanto, o termo começou a ser usado por Brian Halligan, cofundador da Hubspot, em 2006, como dissemos no início do artigo.

O desenvolvimento do Inbound Marketing ocorreu simultaneamente ao progresso do marketing digital em que o relacionamento entre a comunicação online e o internauta se intensificou. Nessa nova dinâmica, o consumidor ganhou mais controle sobre o que deseja pesquisar, consumir e acessar. Por isso, as empresas passaram a tentar atrair os clientes com base no que eles desejam buscar.

Por fim, é importante comentar que o Brasil é uma das grandes referências mundiais em Inbound Marketing e, isso se deve em grande parte, a RD Station. Essas empresa, brasileira, criou uma plataforma de Inbound Marketing e vem, desde 2013, escrevendo, pesquisando e ensinando a fazer um bom inbound marketing. Por conta deles, milhares de profissionais de marketing digital no Brasil, tem práticas mais corretas. Tanto que o artigo mais lido do Brasil sobre inbound marketing, é deles.

Que vantagens o Inbound Marketing gera no negócio?

Quando você fala em implementar uma nova estratégia de marketing, a pergunta básica é: será que vale a pena investir? É importante avaliar as vantagens que essas ações podem gerar negócio. Entenda melhor os benefícios do Inbound Marketing, especialmente se comparado às formas mais tradicionais.

Atinge o público certo

Quando bem planejada, uma estratégia de Inbound Marketing aumenta as chances de alcançar um público relevante, ou seja, o grupo de pessoas que têm mais chances de consumir seus produtos e serviços ou, como falamos no marketing, o seu público alvo.

Isso é muito importante porque de nada adianta atrair um público que nunca compra de você. Seria um desperdício de tempo e recursos. O Inbound Marketing consegue isso porque o tipo de conteúdo produzido nessa estratégia é segmentado, levando em conta as necessidades e os interesses da sua persona (é um personagem fictício que funciona como uma representação do seu cliente).

Fortalece o relacionamento com o público

O Inbound Marketing parte da ideia de querer ajudar seu público a resolver problemas. Assim, dependendo da linguagem e da abordagem escolhida, você pode agir como um amigo, parceiro ou educador. Em vez de querer vender a qualquer custo, o objetivo é auxiliar e temos que fazer isso usando um tom de voz que o público goste.

Por esse motivo, o público fica mais próximo e aberto a futuras negociações, pois passa a confiar na marca.

Reduz custos de aquisição de novos clientes

O Inbound Marketing tem a redução de custos como um dos seus principais trunfos. Isso porque, com o tempo, é possível atrair clientes de forma orgânica por meio de mecanismos de buscas. Assim, sai mais barato do que as alternativas tradicionais por meio de anúncios.

Aumenta a força de convencimento

Toda empresa sabe que para vender mais, é preciso saber aplicar a arte da persuasão. Quando o cliente está em dúvida, dificilmente ele vai fechar negócio.

O inbound Marketing cumpre papel de “minar as dúvidas” do cliente. Isso é feito por meio de um trabalho educativo, nutrindo o lead com conteúdos que fornecem informações e ajudam a vencer, ou derrubar as barreiras que antecedem à decisão de compra.

Esse objetivo é alcançado porque, mesmo antes de o cliente entrar em contato com a marca, o planejamento do conteúdo parte de dúvidas e questões usuais ao perfil do público. O consumo e a busca por esses materiais, em especial os materiais ricos, dão o tempo necessário para que o cliente seja convencido e avance pelo funil de vendas.

Encurta o ciclo de vendas

Outro motivo pelo qual o Inbound Marketing ajuda a reduzir custos é pelo ciclo de vendas mais curto. Esse ciclo começa desde o contato inicial até o fechamento da venda. Quanto mais o cliente permanece nessa jornada, maior o custo de aquisição do cliente.

No entanto, com o Inbound Marketing, esse ciclo é mais curto por diversos motivos. Primeiro, porque essa estratégia atrai somente possíveis clientes, visto que o conteúdo é bastante diferenciado ou personalizado.

Outro aspecto a considerar é que, quando o cliente entra em contato com o time comercial, ele já está muito mais disposto à compra, e as barreiras de dúvidas normalmente já estão vencidas.

O Inbound Marketing é uma ferramenta poderosa que tem sido fundamental nas estratégias de vendas de boa parte das empresas, especialmente daquelas que já iniciaram a se posicionar no ambiente digital.

E você? Já começou a implementar essa ideia? Então, contrate uma agência e aproveite essas vantagens!

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