Ter um marketing eficiente sempre foi um diferencial para que serviços ou produtos cheguem aos consumidores de forma eficiente e despertem sua atenção. Agora, imagine o inverso: que a comunicação faça com que o consumidor venha até você, sem que precise realizar diversas ações incertas. Isso é possível, graças ao Inbound Marketing, também chamado de marketing de atração.

Com as metodologias do Inbound Marketing, o potencial do seu relacionamento com os clientes é aumentado. Contudo, muitos não entendem essa ferramente e como aplicá-la da forma correta.

Pensando nisso, fizemos um artigo sobre Marketing de atração. Quer saber mais sobre inbound marketing e como aplicá-lo no seu negócio? Então, continue a leitura e confira!

O conceito de Inbound Marketing

O Inbound Marketing — ou como algumas pessoas chamavam no início, marketing de atração — é um conjunto de estratégias baseadas na criação e compartilhamento de conteúdos direcionados para o seu público-alvo, de modo a conquistar e fortalecer a comunicação e a relação com os clientes.

Assim, o papel dessa ferramenta é de atrair os clientes através de conteúdos que sejam relevantes para eles. A partir disso, as pessoas atingidas tendem a sentir mais confiança na empresa e se aproximar dela, resultando no aumento das vendas.
Após entender o seu significado e o que ele promete, é preciso considerar que esse mecanismo é essencial para qualquer empresa que deseja crescer dentro do mercado.

A importância do marketing de atração

É sabido que os consumidores estão cada dia mais saturados de propagandas e excesso de informação. Aquele famoso chavão “compra de mim” já não é mais aceito dentro do mercado, e as marcas precisam reagir a isso.

Nesse contexto, e impulsionado pela evolução nas técnicas de vendas, o marketing de atração (ou Inbound Marketing como se convencionou chamar no Brasil) se tornou uma prática muito utilizada como meio de auxiliar nas vendas de empresas de diversos segmentos. Afinal, é importante ter, cada vez mais, uma postura ativa dentro do segmento de vendas.

O setor das vendas é o motor de qualquer negócio. Não adianta ter um bom produto ou serviço, se não possuir um marketing estruturado para oferecê-lo ao maior número de pessoas possível.

Dentro desse contexto, para fazer com que a empresa ganhe atenção, aumentando a comunicação e a confiança dos clientes, é preciso ter um mecanismo como o Inbound Marketing presente na marca. Os ganhos são para ambas as partes: o consumidor encontra uma entidade para depositar a sua confiança, e a empresa consegue marcar a sua presença no mercado.

Alguns cuidados essenciais durante a aplicação desse mecanismo

Bem, a primeira coisa que temos que dizer aqui é que temos um e-book muito bom publicado sobre como a empresa deve se preparar para fazer Inbound Marketing.

Nele detalhamos, mas vamos apontar os principais pontos aqui. Após entender o conceito e o papel do marketing de atração para o seu negócio, é preciso saber como aplicar essa ferramenta na sua empresa da forma correta. Por isso, separamos alguns cuidados a serem tomados durante a sua aplicação. Confira!

Pense em um plano estruturado

Por mais óbvio que seja, diversas empresas não planejam o marketing da maneira correta. Segundo uma pesquisa, cerca de 47% dos negócios no Brasil não possuem um plano estruturado. Todavia, é sempre bom lembrar: um dos maiores motivos que levam as companhias a fecharem as suas portas é justamente a falta de planejamento.

O marketing digital é primordial para qualquer estratégia empresarial. Então, a primeira coisa a fazer é rever as ações de comunicação e planejá-las. Esse planejamento estabelece a posição do negócio dentro do mercado, quais estratégias vai adotar e os diferenciais que vai apresentar, em comparação com o que os concorrentes vendem ao público-alvo.

Sem esse planejamento, qualquer esforço realizado não vai levar a nada, pois determinação sem prioridades não gera resultados, o que pode acabar em muitos gastos e baixa produtividade. Como sabemos que isso é um pouco mais complexo do que parece, nós criamos um e-book que explica de forma clara e bem educativa sobre como preparar a empresa para o Inbound Marketing.

Entenda qual é o canal ideal para cada etapa do processo

Existem quatro canais para o processo de Inbound Marketing que são essenciais para cada etapa de venda: atração, conversão, relacionamento e vendas.

Muitos processos de compra começam por pesquisas na internet. Os consumidores utilizam palavras-chave e esperam pelos resultados que vão responder aos seus questionamentos. A partir disso, o primeiro passo que a sua empresa precisa dar é pensar na atração, utilizando-se do marketing digital e da internet. Afinal, a presença digital é essencial para atrair novos clientes, sendo o canal ideal para apresentar os seus serviços.

Após essa etapa, começa o processo de relacionamento com o cliente. É preciso avaliar os dados dos usuários, como e-mail, nome e área de e atuação. Esse tipo de pesquisa é feito por páginas de conversão, também conhecidas como Landing Pages.

Transformando seus visitantes e potenciais clientes em leads, o relacionamento com eles deve ser especificamente focado. Mesmo depois da etapa da conversão, nem todo lead se torna um comprador, por isso, trabalhar o relacionamento contribui para que o consumidor continue com a compra.

Durante o processo de relacionamento, os formulários preenchidos na Landing Page são muito importantes, pois ajudam a entender qual é o perfil do seu público-alvo e a direcioná-lo para o conteúdo adequado.

Contudo, não adianta gerar leads e não saber como abordá-los. Por isso, é preciso pensar no processo de vendas, a fim de prepará-los para a compra. Nesse momento, você deve priorizar aqueles que estão prontos e passá-los para o canal com o time comercial.

Conheça os custos da ação

O custo zero relacionado ao marketing de atração é um dos maiores mitos sobre esse mecanismo. Nenhuma estratégia converte clientes automaticamente, como uma máquina de vendas.

Isso porque nenhum trabalho especializado, que contribui para a estratégia da empresa e cuida dos seus resultados, ajustes e operações, é gratuito — ainda mais se precisar de materiais, serviços externos e profissionais de qualidade.

Quando se fala de custos para realizar um bom marketing de atração, um dos elementos que é necessário considerar é o retorno sobre o investimento (ROI).

Algumas pesquisas apontam que 72% dos empreendimentos que calculam o ROI das suas estratégias consideram essa ferramenta eficiente. Entretanto, metade das empresas que não realizam esse cálculo, não veem resultados nas suas ações. Dessa maneira, é primordial investir nesse procedimento e monitorar os recursos utilizados.

Realize monitoramentos

Nossa última dica de cuidado para a sua estratégia de atração é entender que o monitoramento é necessário tanto para as suas ações de marketing, como também para qualquer outro procedimento. Acompanhar as taxas de cliques nas publicações, assim como o envolvimento dos leitores com os seus posts e com as redes sociais mais utilizadas são bons exemplos.

O monitoramento é um dos principais meios de fazer marketing. Bons pacotes de Web Analytics podem auxiliar no processo de contato com os clientes por meio das redes sociais. Com esses dados, é possível nortear as ações futuras com a finalidade de conquistar novos clientes.

Conclusão

Se você deseja aplicar essas estratégias de forma eficaz, é necessário contar com bons profissionais para garantir um planejamento mais sólido e resultados mais assertivos.

A Pontodesign é Agência Parceira nível Platinum da RD Station, e está plenamente capacitada para auxiliar na utilização do RD Station Marketing para criar um plano de Inbound Marketing que construa uma maquina de vendas, ou apenas implementar estratégias de automação de marketing.

Além disso, a Pontodesign pode auxiliar você na criação de processos de vendas e implementação de CRMs, em especial o CRM da RD Station.

E para complementar toda sua estratégia de marketing e vendas, a Pontodesign também presta consultoria na implementação do Spotter da Exact Sales, para qualificar leads e na implementação do RD Station Conversas, ótima ferramenta de marketing conversacional.

E já que estamos falando das capacidades da Pontodesign é relevante dizer que além de ser referencia em marketing digital, ela é especialista em Design Gráfico. Já foi eleita a melhor agencia de design gráfico do Brasil no Prêmio Colunistas Nacional, e seu diretor, Joaquin Fernandez Presas, já foi eleito o melhor profissional de design gráfico do Brasil, naquele ano.

Agora que você já sabe mais sobre o Inbound Marketing e sabe que a Pontodesign é especialista nisso, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa.