Saiba como a inteligência artificial vem mudando a forma como o marketing digital atua e o impacto que isso causa no mercado. Confira!

Você sabe que a era digital não para de evoluir né? Já se perguntou como a inteligência artificial (IA) pode influenciar as suas estratégias de marketing digital? Essa é uma das tecnologias mais inovadoras e revolucionárias da atualidade, capaz de transformar diversos setores da economia e da indústria. A inteligência artificial no marketing, por exemplo, também tem gerado mais produtividade e melhores resultados.

Talvez você não saiba, mas a IA não é uma novidade tão recente assim. Na verdade, elas estão sendo desenvolvidas há décadas, e estão intimamente ligadas à história do desenvolvimento dos computadores e da linguagem lógica computacional.

Neste artigo, vamos explicar o que é a IA, como ela funciona, quais são os seus exemplos mais comuns, e como ela pode melhorar as suas ações de marketing digital. Então, continue lendo e descubra como a IA pode ser a sua aliada no mundo digital!

O que é inteligência artificial e como ela funciona?

A inteligência artificial é um ramo da ciência da computação que busca criar máquinas e sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, como reconhecer padrões, aprender, raciocinar, tomar decisões, resolver problemas, comunicar-se e criar.

A IA funciona por meio de algoritmos, que são conjuntos de regras e instruções que definem como a máquina deve agir em determinadas situações. Esses algoritmos podem ser baseados em lógica, estatística, probabilidade, otimização, busca, redes neurais, entre outros métodos.

A IA também depende de dados, que são as informações que a máquina usa para treinar, testar e aprimorar os seus algoritmos. Quanto mais dados, mais precisa e eficiente é a IA.

Exemplos de IAs que já estão disponíveis há algum tempo

É verdade que o fim de 2022 representou, um grande boom no crescimento das IAs. Ferramentas como o Chat GPT se tornaram populares e geraram uma enxurrada de novos apps baseados em algoritmos inteligentes.

Mas já faz muito tempo que as IAs já fazem parte do nosso cotidiano há bastante tempo, mesmo que nem sempre percebamos. Veja alguns exemplos:

  • O Google Tradutor usa a IA para traduzir textos, áudios e imagens entre mais de 100 idiomas, usando redes neurais e aprendizado de máquina.
  • O Google Maps traça rotas, calcula distâncias, estima tempos de viagem, mostra o trânsito, sugere locais, entre outras funcionalidades.
  • Os teclados de celular usam algoritmos inteligentes para IA para prever as palavras que queremos digitar, corrigir erros ortográficos, sugerir emojis, aprender com o nosso vocabulário, entre outras funções.
  • Os chatbots também lançam mão de inteligência artificial para simular conversas humanas, responder dúvidas, oferecer serviços, coletar dados, entre outras aplicações.

Esses são apenas alguns exemplos de IAs que já estão disponíveis há algum tempo, mas existem muitos outros que podemos encontrar em diversos sites, aplicativos, dispositivos e plataformas.

O avanço das IAs

Para muito além dessas aplicações mais básicas que vimos, o avanço da tecnologia deu base para um melhor e mais potente processamento de dados. Isso abriu as portas para que novas funcionalidades fossem desenvolvidas, como as IAs generativas e o aprendizado de máquina.

Esses conceitos são muito importantes para entender como a IA pode impactar o marketing digital. Vamos explicar o que são e como funcionam.

As IAs generativas

São aquelas que são capazes de criar conteúdos originais, como imagens, textos, vídeos, músicas, entre outros. Elas usam redes neurais e algoritmos de aprendizado profundo para analisar uma grande quantidade de dados e gerar novos dados a partir deles, seguindo certos critérios e objetivos.

As IAs generativas podem ser usadas para criar conteúdos personalizados, atrativos e relevantes para o público-alvo, como logos, banners, anúncios, posts, e-mails, entre outros.

As IAs generativas cresceram e se popularizaram muito no último ano, graças ao avanço da tecnologia, ao aumento do poder de processamento, ao acesso a grandes volumes de dados e à demanda por conteúdos criativos e personalizados. Para você entender de forma clara o potencial dessa tecnologia, vamos comentar sobre algumas dessas plataformas.

No campo da arte e da cultura, as IAs generativas permitiram que artistas, músicos, escritores e outros criadores explorassem novas formas de expressão, colaboração e inspiração, usando a IA como uma ferramenta ou um parceiro para gerar obras originais e inovadoras. Entre essas, estão:

  • Midjourney para criação de imagens realistas a partir de combinações de estilos e características;
  • OpenAI Jukebox na geração de músicas a partir de gêneros, artistas e letras;
  • Talk to Transformer cria textos a partir de frases iniciais;
  • DALL-E gera imagens a partir de descrições textuais.

No campo da educação e da pesquisa, as IAs generativas permitiram que estudantes, professores e pesquisadores tivessem acesso a novas fontes de informação, conhecimento e aprendizado, usando a IA para gerar conteúdos educacionais, científicos e acadêmicos. Alguns exemplos são:

  • Quizlet, que permite criar flashcards, testes e jogos a partir de textos;
  • Wolfram Alpha, que permite criar respostas, gráficos e cálculos a partir de perguntas.

No campo do marketing e da comunicação, as IAs generativas permitiram que profissionais, empresas e organizações melhorassem as suas estratégias, campanhas e relacionamentos, usando a IA para gerar conteúdos de marketing, publicidade e atendimento.

Uma das principais ferramentas que usam a IA generativa para criar conteúdos de marketing é o Chat GPT, que permite criar conversas, e-mails e chatbots a partir de mensagens

O aprendizado de máquina

Aprendizado de máquina, ou Machine Learning em inglês, é um subcampo da IA que se refere à capacidade das máquinas de aprender com os dados, sem a necessidade de programação explícita. O aprendizado de máquina usa algoritmos que se adaptam e se aprimoram conforme recebem novos dados e feedbacks.

Esse mecanismo usa algoritmos que podem detectar padrões, relações e regularidades nos dados, e usá-los para fazer previsões, classificações, recomendações, entre outras ações.

Um exemplo de aprendizado de máquina é o sistema de recomendação da Netflix, que usa os dados de visualização dos usuários para sugerir filmes e séries que eles possam gostar. O sistema aprende com o comportamento dos usuários, e se adapta às suas preferências, oferecendo conteúdos personalizados.

Como você pode perceber, o aprendizado de máquina pode ser usado para otimizar as estratégias de marketing digital, como segmentar o público, personalizar as ofertas, recomendar produtos, prever comportamentos, analisar resultados, entre outros.

A transformação gerada pela IA nos segmentos da indústria

A inteligência artificial está transformando diversos segmentos da indústria, assim como setores do varejo, trazendo benefícios como maior produtividade, qualidade, eficiência, inovação, competitividade e lucratividade.

Muitos desses impactos ocorrem sob o capô, e não são vistos claramente pelos usuários. Apesar disso, os efeitos na qualidade das entregas e na eficiência das campanhas são notórios. Confira como alguns dos principais setores que têm sido beneficiados por esse sistema.

Indústria automotiva

Na indústria automotiva, a Inteligência Artificial está sendo usada para desenvolver carros autônomos, que podem se locomover sem a intervenção humana, usando sensores, câmeras e GPS. Esses recursos contribuem para a produção de veículos autônomos.

Área de saúde

A IA está sendo usada para melhorar o diagnóstico, o tratamento, a prevenção e a pesquisa de doenças, usando técnicas como reconhecimento de imagem, processamento de linguagem natural, análise de dados, entre outras.

Varejo

O foco aqui é melhorar a experiência de consumo, que vai desde o atendimento com chatbots  até a personalização da jornada de compra.

A IA permite que os varejistas conheçam melhor os seus clientes, suas preferências, seus hábitos, seus comportamentos, seus feedbacks… Então, é possível usar essas informações para oferecer produtos, serviços, ofertas, conteúdos, entre outros, que sejam mais adequados, relevantes e atrativos para cada um.

Vendas

A Inteligência artificial está emergindo como uma grande onda, que está provocando grandes mudanças. Empresas que adotam a IA em suas estratégias de vendas não apenas otimizam seus processos, mas também ganham uma vantagem competitiva significativa e, isso é tão relevante hoje que escrevemos um artigo somente sobre o impacto das IA no mercado B2B.

Como a inteligência artificial pode melhorar as estratégias de marketing digital?

Como vimos, a inteligência artificial pode melhorar as estratégias de marketing digital, tanto para os varejistas quanto para as agências de marketing, marketing digital e design gráfico. Ao reunir todas essas funcionalidades, a IA pode potencializar, otimizar e melhorar a entrega desses serviços.

Em primeiro lugar, as ferramentas de IA permitem que as estratégias de marketing digital sejam personalizadas de acordo com o perfil, o comportamento, o interesse e a necessidade de cada cliente, aumentando a sua satisfação, fidelização e conversão.

Os profissionais conseguem fazer análises amplas e precisas, gerando insights valiosos para a tomada de decisão. Por causa disso, as estratégias de marketing digital são mais rentáveis, pois reduzem os custos, aumentam as receitas, melhoram os resultados e medem o retorno sobre o investimento de forma clara e objetiva.

A IA também facilita a automação das estratégias. Isso reduz o tempo, o trabalho e os erros humanos, e aumenta a produtividade, a qualidade e a eficiência dos processos.

A eficiência e personalização das estratégias tornam possível que as estratégias de marketing digital sejam entregues nos melhores canais, formatos, horários e frequências para cada cliente, aumentando a sua atenção, interesse, desejo e ação, e gerando mais engajamento, interação e relacionamento.

Imagine aumentar as chances de captação e conversão de leads. Esse ganho é muito mais fácil porque os algoritmos conseguem identificar os potenciais clientes, qualificam os seus perfis, nutrem os seus interesses, oferecem as melhores soluções, e acompanham as suas jornadas de compra.

A inteligência artificial no marketing

Como vimos, a IA pode melhorar as estratégias de marketing digital em diversos aspectos, mas como ela pode ser aplicada na prática? Existem diversas ferramentas e plataformas que usam a IA para facilitar e aprimorar as atividades de marketing.

Vamos aplicar os recursos de IA disponíveis para diferentes tarefas na área de marketing.

Geração de imagens

A IA pode gerar imagens de alta qualidade, que podem ser usadas para criar conteúdos visuais, como logos, banners, anúncios, posts, entre outros.

É verdade que muitas dessas ferramentas podem gerar imagens com o potencial de usá-las em design gráfico e nas peças publicitárias finais. Mas essas artes também podem ser usadas como inspiração para produções mais elaboradas.

Criação de textos

A geração de textos automáticos a partir de prompts (comandos em texto) é um dos usos da IA mais conhecidos. São realmente incríveis os resultados obtidos por meio da ferramenta, e com a devida revisão é possível usar na produção de textos.

No marketing digital, esse recurso pode ser usado para criar textos de diferentes tipos, como e-mails, anúncios, posts e conteúdos de blog. A IA pode usar técnicas como processamento de linguagem natural, geração de linguagem natural, redes neurais, entre outras, para produzir textos coerentes, criativos e persuasivos.

Ainda sob o guarda-chuva da geração e análise de textos em linguagem natural, existem também ferramentas que permitem a análise e organização de documentos, como PDF, Word, Excel e PowerPoint.

A IA pode usar técnicas como reconhecimento óptico de caracteres, extração de informações, classificação de documentos, entre outras, para extrair, estruturar, armazenar e gerenciar dados de forma inteligente.

Edição de vídeos

A edição de vídeos é uma das tarefas mais demoradas nas estratégias de marketing digital. Mas sabia que esse processo também pode ser concluído — com eficiência —  a partir de recursos de IA?

Para isso, a IA usa técnicas como reconhecimento de imagem, análise de áudio e síntese de vídeo para cortar, juntar, adicionar efeitos, legendas, músicas, entre outros recursos. Esses recursos são bastante acessíveis, inclusive gratuitamente.

Edição de imagens

Além da geração de imagens inéditas, a IA pode aprimorar e editar imagens de forma automática, usando técnicas como segmentação de imagem, remoção de fundo e retoque para recortar, redimensionar, ajustar, filtrar, entre outros recursos.

O papel humano nessa revolução

Com tantos recursos automáticos gerenciados pela IA, muitos podem se perguntar como será a atuação dos profissionais nesse contexto. A resposta é: o papel humano é fundamental. A IA não substitui o humano, mas sim complementa e potencializa o seu trabalho.

Quem já usou ou usa IA em seus processos de trabalho já percebeu que existem gargalos importantes nos resultados entregues por essas ferramentas. A verdade é que a IA precisa ser ensinada, monitorada, avaliada e corrigida pelos humanos, para que seja eficiente e, sobretudo, ética.

Lembre-se que, no geral, a IA trabalha em cima de dados históricos. Ou seja, dificilmente ela vai recriar a roda, trazendo algo realmente inovador. São os humanos que precisam usar a sua criatividade, sensibilidade, intuição e emoção para definir os objetivos, as estratégias, os critérios e os valores que norteiam as ações de marketing digital.

Além disso, os humanos precisam se adaptar, atualizar suas habilidades e se capacitar para lidar com as novas tecnologias, ferramentas e plataformas que surgem a cada dia, e aproveitar as oportunidades que elas oferecem.

A inteligência artificial é uma tecnologia que impacta o marketing digital de forma positiva, trazendo mais personalização, análise, retorno, automação, inteligência, melhoria, captação e conversão para as estratégias de marketing digital.

Pode ser aplicada em diversas atividades de marketing digital, como geração de imagens, criação de textos, análise e organização de documentos, edição de vídeos, decupagem e edição de imagens, entre outros plugins com funcionalidades diversas.

Lembre-se que a inteligência artificial no marketing digital não substitui o humano, mas sim complementa e potencializa o seu trabalho, que precisa ser criativo, sensível, intuitivo e emocional, além de ensinar, monitorar, avaliar e corrigir a IA, para que seja eficiente e ética. O papel humano é fundamental nessa revolução.

Gostou deste artigo? Quer saber mais sobre como a inteligência artificial pode ajudar o seu negócio a crescer no mundo digital? Então, confira mais conteúdos como esse em nosso blog!